quarta-feira, 30 de março de 2011

Eu uso dreads!

    

   Não se sabe ao certo desde quando se data o uso dos dreads, mas é possível que sua utilização se tenha iniciado na Índia. Outras fontes defendem que seu início se deu por habitantes da África.
   Contudo de uma coisa temos certeza, que foi a partir do Movimento Rastafari que as madeixas em formatos cilíndricos ficaram famosas.
   Chamados também de dreadlocks ou locks, o uso destes pelos rastafaris tem seu fundamento em diretrizes religiosas, como a citação encontrada na bíblia em Levíticos 19:07 - "Não cortareis o cabelo, arredondando os cantos da vossa cabeça, nem desfigurareis os cantos da vossa barba."
   
   Atualmente o uso dos dreads vem se expandindo pelo mundo, seja somente por modismo ou por uma identificação com a cultura indiana e/ou negra. E como tudo o que se contrapõe aos ditames padronizados dessa sociedade, nos remete a enfrentar  atitudes de preconceitos. Como por exemplo, os adeptos dos dreadlocks enfrentarem problemas como o acesso a um emprego.

   Por esse e outros motivos resolvi fazer um dread postiço. O outro motivo é que possuo cabelos curtos e finos demais, o que me fez desistir da idéia de usar dreads verdadeiros. Já havia feito um pequeno dread na nuca, mas a minha vontade era mesmo fazer dreads grandes e compridos.  Alguns dias atrás, minha irmã me mostrou o flickr da artista plástica Fernanda Mastriani:


Com o qual me encantei com os inúmeros modelos de dreads que encontrei, me servindo de inspiração. Pois sem emprego e sem dreads :S (hahaha), só poderia faze-los eu mesma!
Aproveitei o resto de lã que tinha em casa e coloquei a mão na massa. Até que não ficou tão mau assim! 


   O lado positivo é que se pode usar de várias formas,  trocar quando quiser, e de  diferentes cores!

Um comentário:

  1. ai ai...
    ...
    eu não uso dreads.

    mais.
    =/

    ¬¬



    ei, vai lá no meu blog e deixa unm recado pra eu salvar o teu link lá depois.
    =*
    alicenopaisdababilonia.blogspot.com

    ResponderExcluir