Não se sabe ao certo desde quando se data o uso dos dreads, mas é possível que sua utilização se tenha iniciado na Índia. Outras fontes defendem que seu início se deu por habitantes da África.
Contudo de uma coisa temos certeza, que foi a partir do Movimento Rastafari que as madeixas em formatos cilíndricos ficaram famosas.
Chamados também de dreadlocks ou locks, o uso destes pelos rastafaris tem seu fundamento em diretrizes religiosas, como a citação encontrada na bíblia em Levíticos 19:07 - "Não cortareis o cabelo, arredondando os cantos da vossa cabeça, nem desfigurareis os cantos da vossa barba."
Atualmente o uso dos dreads vem se expandindo pelo mundo, seja somente por modismo ou por uma identificação com a cultura indiana e/ou negra. E como tudo o que se contrapõe aos ditames padronizados dessa sociedade, nos remete a enfrentar atitudes de preconceitos. Como por exemplo, os adeptos dos dreadlocks enfrentarem problemas como o acesso a um emprego.
Por esse e outros motivos resolvi fazer um dread postiço. O outro motivo é que possuo cabelos curtos e finos demais, o que me fez desistir da idéia de usar dreads verdadeiros. Já havia feito um pequeno dread na nuca, mas a minha vontade era mesmo fazer dreads grandes e compridos. Alguns dias atrás, minha irmã me mostrou o flickr da artista plástica Fernanda Mastriani:
Com o qual me encantei com os inúmeros modelos de dreads que encontrei, me servindo de inspiração. Pois sem emprego e sem dreads :S (hahaha), só poderia faze-los eu mesma!
Aproveitei o resto de lã que tinha em casa e coloquei a mão na massa. Até que não ficou tão mau assim!
O lado positivo é que se pode usar de várias formas, trocar quando quiser, e de diferentes cores!